Olimpíada Aumenta Pressão Sobre isto Segurança No Rio: Veja Os Principais Desafios

De Flanelinha A Pós-doutor Em Física


Empossado há em torno de uma semana, o novo diretor do campus de Apucarana da Faculdade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Marcelo Ferreira da Silva, tem um currículo que poucos acadêmicos conseguiram tomar. Formado na Universidade Estadual de Londrina (UEL), ele é doutor em Física, com pós-doutorado na mesma área na Instituição de São Paulo (USP).


Contudo, o que os títulos e diplomas não contam é a história de superação do professor, que chegou a ser flanelinha e, hoje, é respeitado por todos no campus, sem perder a humildade que lhe é característica. Marcelo nasceu em Londrina em 1973. Com mãe cozinheira e pai pedreiro, ele desde cedo precisou batalhar para tomar um espaço.


Eu e meus irmãos a todo o momento fizemos de tudo para conseguir uns trocados. Quando não estávamos na instituição, lavávamos automóveis, cuidávamos de veículos estacionados, este tipo de coisa. Usávamos o estilingue para matarmos rolinhas pra Como Passar Em Concurso Público? . Foi uma infância difícil”, Os Cursos De Mestrado Que O Mercado Quer - ÉPOCA . Em moradia assim como não era simples. O pai, hoje falecido, ficava violento quando bebia.


  • Centro Universitário Sociesc - Engenharia Mecânica

  • três Cursos de Pós-graduação

  • Bristol University zoom_out_map

  • nove Diferenças ortográficas



“Teve noites em que precisávamos dormir no mato então. Prova De Títulos: Saiba Como Sair Pela Frente Dos Concorrentes . Minha mãe era quem sofria mais. Tempos depois, ele largou a bebida, se tornou cristão e pediu desculpas a nós. Ele chorava pelas coisas que tinha feito”, conta. Apesar de todas as dificuldades, os pais sempre incentivaram os estudos.


Mas foi um episódio se dado no tempo em que era flanelinha que o incentivou a persistir. “Eu cuidava dos veículos em frente à Câmara dos Vereadores de Londrina. Espaço de gente chique, muitos carrões paravam por ali. A maioria nem olhava na nossa cara, era como se fossemos invisíveis. No entanto teve um dia, eu tinha 15 anos, um homem saiu de um automóvel e eu pedi um trocado. Ele se virou para mim e citou ‘essa existência não vai te conduzir a nada. Era o dessa forma vereador estreante Alex Canziani, hoje deputado federal pelo PTB. “Aquilo me marcou. Enquanto muita gente nos ignorava, ele deu essa expressão de incentivo, uma questão que nunca ninguém havia feito por nós.


Eu era um fedelho desprovido, negro, que cuidava dos veículos. Ninguém estava nem sequer aí. Entretanto fácil expressões são capazes de modificar uma vida”, destacou Marcelo. Deste jeito, o piá se dedicou. Ele passava o tempo livre trancado no quarto, estudando. Correção: Serra Quer Variar Maneira De Reajustar Professor muito esforço, foi aprovado no vestibular de Física pela UEL, contudo os problemas não acabaram.


Eu não tinha dinheiro. Por isso, trabalhava na cantina da UEL pra custear os estudos. Servia meus próprios colegas de sala nos intervalos das aulas. Alguns deles faziam brincadeiras por conta disso, o que doía bastante”. Depois de formado, ele fez mestrado, doutorado e pós-doutorado na USP, a principal entidade de ensino de Física da América Latina. Em 2005, ele foi aprovado pra ceder aulas pela Faculdade Federal de Rondônia.


Porém, pouco tempo depois, a filha de Marcelo nasceu com um dramático defeito no coração. Poucos conhecem a história do hoje diretor da UTFPR apucaranense. Mesmo por isso, o respeito cultivado por ele na universidade é célebre, quase um consenso. Em tal grau é que mesmo a oposição resolveu apoiar a candidatura dele pra direção do campus. A eleição teve chapa única concorrendo.